Resenha #25: Os Amores da Pantera

               Mais uma resenha pra vocês pessoal! (o blog ta virando um blog literário né? -q) Dessa vez vou falar sobre "Os Amores da Pantera" cedido pela Editora Prumo, nossa parceira. O livro é um pouco difícil de se entender e principalmente de se adaptar, mas no final tudo vale a pena. Leiam a sinopse e logo em seguida a resenha completa.

Os amores da Pantera, livro inspirado no argumento do próprio José Louzeiro para o filme homônimo, mostra toda a verdade oculta de um escândalo envolvendo paixão, sexo e dinheiro, que abalou a alta sociedade. Louzeiro, incansável jornalista, mostra-se ainda mais implacável com sua literatura corajosa e envolvente, presenteando o leitor brasileiro com o melhor da cultuada literatura de suspense. O Brasil sempre teve um Stieg Larsson e nunca soube. Já estava mais do que na hora de os leitores se darem conta disso.

Nota:



          Os Amores da Pantera tinha tudo pra ser um livro ótimo, mas apesar de chegar perto, não consegue suprir todas as expectativas. Com uma premissa de sexo, drogas e assassinatos prometendo nos jogar em um mundo alucinógeno, e logo em seguida tirar o leitor bruscamente desse mundo e jogá-lo em uma trama de segredos envolvendo líderes de crime para resolver o mistério de um assassinato. Pelo menos foi assim que eu pensei que seria, mas não foi.
           O livro começa mostrando os preparativos dos personagens para uma festa, vemos as preocupações iniciais de cada um, mesmo que seja algo como 'será que ela estará mais bonita do que eu?', ainda assim, o primeiro capítulo funciona muito bem para nos introduzir dentro do mundo que o autor propõe. Depois da apresentação de todos os integrantes, temos a bendita (ou seria maldita?) festa. Todos em questão estão planejando algo, desde a impressionar os amigos, até descobrir algo podre de outra pessoa. Após algumas conversas, todos seguem para uma sala reservada e é lá que começa a verdadeira festa. Drogas, músicas, bebidas e muito sexo são os ingredientes que apimentavam a relação desses personagens.
          Eis que em meio a tudo isso algo estranho acontece, uma das mulheres que estava com um dos convidados, é morta e ninguém viu, ou não quer falar quem matou a moça. No outro dia todos acordam lindos e loiros até descobrirem tal acontecimento, o que desencadeia uma investigação policial que acaba rapidamente após um suborno. O que poderia ser uma narrativa de suspense policial se desfaz rapidamente e o livro volta ao ponto inicial. 
          A história se torna algo fraco, sem um ingrediente mais forte. O mundo que tanto foi prometido não foi explorado de uma forma convincente, talvez a intenção do autor não fosse explorar esse mundo de uma forma tão profunda, mas abordar o assunto teria sido bem mais proveitoso para todos. Os personagens são bem estruturados, apesar de algumas dúvidas iniciais eles sabem o que querem e farão de tudo pra conseguir. Percebemos a evolução de cada um ao decorrer da narrativa, todos são aproveitados, mesmo que pouco, são.
          Outra coisa que senti falta foi um estilo narrativo mais agradável de se ler. O autor usou de um estilo diferente do que estou acostumado e isso prejudicou um pouco no início da leitura. Frases curtas, narração curta e as vezes "fraca", sem emoção. É como se estivéssemos assistindo uma novela, ou ouvindo um narrador de futebol. Foi essa a sensação que tive ao ler, como se alguém estivesse narrando cada acontecimento pra mim, mas de uma forma muito rápida. Talvez se o autor tivesse optado por uma narração em terceira pessoa comum a história tivesse dado uma guinada em determinado ponto. Apesar desses defeitos na narração, podemos destacar a constante mudança de ponto de vista, passando por diversos personagens e em alguns momentos nenhum, ao decorrer do livro. Através desse recurso podemos conhecer mais de cada um e isso acaba acrescentando muito no contexto geral. 
        Quanto ao trabalho da editora: muito agradável, as folhas amarelas, a capa bem estilizada e a diagramação, apesar de um pouco condensada e com letras pequenas, é muito bem feita. O livro tem 120 páginas, mas demora-se pra ler justamente pelo arrastar da narrativa e pelas letras serem pequenas, mas nada que incomode demais. 
          O livro é bom. Apesar de todos os "defeitos" é uma leitura interessante, ainda mais se levado em conta que é baseado em fatos reais. Se eu recomendo? Talvez... Se você gosta de histórias que envolvam mistérios, suspense, mas de uma forma um pouco condensada, você vai gostar. Não é uma leitura fácil, requer paciência, mas a experiência de lê-lo é totalmente diferente dos demais.


Comente com o Facebook:

2 Comentários

  1. A capa do livro é maravilhosa! *--*
    O livro em si parece muito bom,ainda não conhecia ele, vai para a minha lista. xd

    Beijos
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

  2. A capa é ainda mais linda pessoalmente <3
    E o livro é super interessante, recomendo!
    Obrigado por comentar, volte sempre ^^

Deixe um Comentario.

Parceiros

Parceiros

Divulgue

Escolha uma das imagens e seja nosso parceiro!

Tweets