Primeiro temos
2012, logo na primeira faixa do CD temos uma introdução um pouco eletrônica, com algumas batidas, lentas, mas ainda batidas. Logo depois ouvimos a voz do Silva, e que voz, super doce e afinada. A música fala do tal fim do mundo, mas de uma forma super poética. Já
Falando sério é um pouco mais ritmizada, super calma e segue no estilo baladinha. Aqui vemos mais uma vez a voz do Silva super afinada e boa de se ouvir, tem um refrão super grudento e divertido.
Cansei é uma das melhores, se não a melhor, musica do CD. Uma letra super simples encaixada em um ritmo também simples, mas isso não faz com que a música perda seu mérito. Possui uma batida um pouco calmante e uma letra super linda.
Cansei de ser eu mesmo, me deixa ser você!
Já quase chegando na metade do CD, temos uma música super agitada se comparada as anteriores.
12 de Maio é super animada, uma batida um pouco diferente das outras. Uma letra simples e poética
. Ventania segue a mesma linha da anterior, por isso não tenho muito o que falar. Já na metade do CD, temos Mais Cedo. Também segue a linha "animada", com algumas "buzinas"(?) na introdução da música. É uma das milhas favoritas, fala sobre um amor que "anoiteceu mais cedo", super poética. Por falar nisso, chegando aqui percebemos uma certa similaridades entre as músicas, as letras são meio confusas e super poéticas, cheia de entrelinhas, talvez algo que só ele mesmo possa entender realmente e são pequenas, em torno de 4 estrofes cada letra. Os arranjos, que sempre exploram diversos instrumentos, dos mais variados possíveis, nos mostra uma simplicidade extrema no jeito dele de fazer música, uma particularidade. Abaixo você confere o clipe para a faixa Mais Cedo, super simples ( acho que simplicidade deve ser o lema dele haha), com um efeito meio que 3D, enfim, confiram:
Pra sair da mesmice, temos
Claridão, faixa titulo do CD que é muito diferente das demais. Aqui que entra um pouco do eletro que citei no inicio do post. Logo no começo da música temos uma introdução com um pouco de eletro, que me lembrou o ritmo dubstep, super grudenta. Gostei do modo que a música é cantada, meio que pausadamente, deu um charme a mais para a música.
Acidental e
Posso marcam a volta do ritmo calmo, com letras super bem escritas ( uma marca do cantor ahaha) e a voz do Silva, temos músicas lindas e calmantes para ouvir em um fim de tarde. Agora temos outra música favorita,
Imergir é simplesmente linda, fala sobre um fim de relacionamento. Com uma letra meio que transbordando poesia, Silva nos mostra como o amor é lindo, ou no caso, foi lindo.
Cartas, imergi-las; Fotos, imergi-las; Datas, imergi-las; Discos, imergi-los; Livros, imergi-los; Beijos, imergi-los; Rastros, imergi-los pro seu fim.
Encerando o CD temos
Moletom e
A Visita, músicas que eu particularmente não gostei. Apesar de ambos não saírem do estilo de algumas outras músicas, talvez seja por isso mesmo que eu não gostei, elas são um pouco "chatas". Depois de ouvir Claridão e Imergir, poderíamos ter mais algumas músicas experimentais, desafios sonoros, mas ao contrario, seguimos no mesmo ritmo já ouvido no inicio do CD. Destaques para as letras, que como sempre, foram o ponto altas das músicas. Veja o clipe da música A Visita, que se encaixa do "O clipe salva a música", super bem produzido e divertido, temos o Silva como defunto que acorda ao som da música, confira:
Em resumo, o CD é ótimo. Apesar de um pouco de mesmice, temos músicas belíssimas que merecem toda nossa atenção e nosso respeito. Talvez faltou um pouco de auto-desafio, tentar acrescentar algumas coisas em algumas músicas pra dar uma variada, talvez seja esse o estilo que o cantor quer seguir na carreira. O jeito é esperar por um segundo CD e ver o que ele fará, só espero que continue com essas letras impecáveis e essa voz maravilhosa. Fiquei sabendo que o clipe para a música Moletom está sendo gravado, não gostei muito... preferia Cansei. Qualquer novidade do cantor postarei na nossa página do Facebook, fiquem atentos. Então, gostaram do Faixa a Faixa Nacional? hahah Espero que sim :) Já conhecia o Silva? Comente o que achou do som dele e até a próxima!
Ei querido, adorei o post sobre e adoro o trabalho do Silva. Só pra lembrar que "Claridão" é uma referência ao poeta amazonense Thiago de Mello e o próprio Silva já falou sobre isso numa entrevista. É um neologismo e não era para ser "Claridade" mesmo.
Beijo!
Olá anônimo hahaha Fico feliz que tenha gostado do post, o Silva é realmente um ótimo cantor. Sério? Eu não sabia hahaha obrigado pela informação, pensei que tinha algo a ver com claridade, agora entendo. Vivendo e aprendendo X)
Obrigado por comentar, beijos!