Quadrinhos para Dummies #2: Quantos Robins existem / existiram?


 
       Oi pessoal, tudo bom? Hoje o assunto do HQs para Dummies continua no universo do Batman, só que saindo dos vilões e entrando nos mocinhos de colã colorido: ROBINS! Você sabia que há mais de um Robin? Na verdade, muito mais...


            A verdade é que o Cruzado Encapuzado não consegue passar sem o seu parceiro em roupas coloridas... Mesmo que muitas vezes não seja o mesmo garotinho usando aquelas roupas.
            O Robin foi criado para amenizar o clima sombrio das histórias do Batman, deixando-o mais próximo de seu leitor juvenil. Hoje o Robin é o que salva Bruce Wayne de se perder por trás de sua máscara. E também é um modo maroto de a DC ganhar rios de dinheiro criando os mais variados, desnecessários e chatos parceiros para criar mais e mais revistas solos deles e vender rios de revistas da Batfamília, que no Brasil tem um título só para ela: “A Sombra do Batman”, uma das mensais mais caras que chegam as bancas.
            Bem, sim, eu tenho certa rage com o fato de a Batfamília ser gigantesca, acho desnecessário, mas isso não vem ao caso. Na verdade eu gosto bastante da maioria dos membros quando estão em suas histórias solo, e não saltitando por aí junto com o Batsy.
            Os Robins oficiais são quatro, contudo existem alguns outros. A seguir um pequeno resumo das histórias de cada Robin e o que eles fazem da vida hoje:




Sim, ELE é Dick Grayson!
Dick Grayson foi o primeiro Robin, o Garoto Maravilha original. Dick era o acrobata mais jovem de uma família de circo que se apresentava como “Os Graysons Voadores”. Os pais de Dick foram assassinados pelo gangster Anthony Zucco, e enquanto investigava o crime Batman tomou Dick sob sua tutela. Certa noite, Dick não consegue dormir e caminhando pela mansão encontra o relógio que Alfred deixara aberto. Assim Dick descobre a Batcaverna e a identidade secreta de Batman, que a partir daí o treina para ser seu parceiro.

E ele também... wow...
           



 Dick Grayson cresceu e hoje é o herói Asa Noturna (Nightwing), o segundo em comando na Batfamília e por certo tempo, após a morte de Bruce antes do reboot da DC, Dick vestiu o manto de Batman e passou a patrulhar a cidade com o seu próprio Robin (Damian Wayne).








Leia "Morte em Família"
         



Jason Todd é um ladrãozinho fanfarrão. Certa noite, Batman volta da ronda e o encontra tentando roubar as rodas do Batmóvel. Batman decide adotar Jason e o treinar para ser o seu novo parceiro. Porém a saga de Jason como Robin é curta... Em uma missão, Jason é sequestrado pelo Coringa e morto com golpes a pé-de-cabra.










Jason Todd não permanece morto. Sem o conhecimento de Batman, que sofre a perda do pupilo,  Jason é levado até o Poço de Lázaro de Ra's Al Ghul (o poço que dá imortalidade ao vilão) e volta a vida com um único propósito: vingar-se do Batman por não ter matado o Coringa. Jason deixa de ser Robin e assume o manto do vilão Capuz Vermelho, antiga identidade do próprio Coringa. Hoje Jason é um anti-herói que, apesar de fazer parte da Batfamília e usar o símbolo do morcego no peito, é agressivo e prefere ver as coisas de fora. Ele é publicado na revista “Capuz Vermelho e os Fora da Lei”.





O Robin que usava calças

Tim Drake era fã do Batman desde o início das aparições do herói. Ele estava lá no dia em que os pais de Dick Grayson foram assassinados, e sozinho descobre pela dedução as identidades secretas de Bruce Wayne e seu afilhado. Batman vê em Tim grande potencial e o toma como seu pupilo. É o único Robin que não é órfão (ou ao menos ele não começa a atuar como Robin órfão, rs).








Hoje, Tim Drake cresceu e começou a agir por conta própria com o nome de herói “Robin Vermelho”. Ele é atualmente o líder dos Novos Titãs e meu Robin favorito.









Damian Wayne é o filho de Bruce Wayne (Batman) com Thalia Al Ghul, a filha do vilão Ra's Al Ghul, e é oficialmente o Robin atual, como também o Robin mais jovem da história do Batman. Durante algum tempo Damian odiou o pai, mas após a saga Batman R.I.P. passou a respeitá-lo e assumiu o manto de Robin. Damian só começou a atuar como Robin quando o Bruce já estava morto e o Batman era Dick Grayson, por quem Damian nutre algum respeito, embora ainda seja receoso em relação a este.
Atualmente Damian Wayne continua sendo o Robin e atua ao lado do pai, Bruce Wayne, na revista “Batman & Robin” e outras revistas do Batman. Algumas pessoas dizem que o moleque a versão masculina da Hit Girl (-q).


Stephanie Brown era namorada do Robin Tim Drake. Antes de ser Robin, atuava como Spoiler (Salteadora). Stephanie é filha do vilão Mestre das Pistas. Quando o pai de Tim descobre que ele é o Robin, ordena que o filho deixe a vida de combatente do crime e Tim pede para Stephanie procurar Batman e perguntar para ele se a aceita como pupila. Batman aceita, mas não por muito tempo. Stephanie Brown é deposta de seu papel de Robin por sua indisciplina e os desentendimentos com o mentor.
Stephanie Brown também foi Batgirl por algum tempo, e atualmente não está sendo publicada em nenhuma revista.

Carrie Kelley é uma Robin especial. Ela foi criada exclusivamente para a saga O Retorno do Cavaleiro das Trevas. Kelley é uma estudante de apenas 13 anos que após ser salva pelo Batman resolve virar Robin por conta própria. Ela acaba salvando a vida de Batman estando no lugar certo na hora certa, então Bruce permite que ela seja sua Robin durante a saga. Com a morte do Robin Damian Wayne nos quadrinhos, a DC Comics anunciou a volta de Carrie Kelley nas roupas do parceiro mais famoso dos quadrinhos!


         Bem, esses são os Robins mais famosos do Batman. Em um universo alternativo, Bruce tem uma filha (a heroína Caçadora) e ela é o seu Robin. Uma de suas namoradinhas também chegou a vestir o uniforme por algum tempo. Mas e você, caro leitor, qual o seu Garoto Maravilha favorito? :D Ah, e não esqueçam de que vocês podem sugerir o próximo assunto da coluna. Fiquem a vontade \o


Comente com o Facebook:

2 Comentários

  1. Gosto mais do Tim mais o Damian,Jason e Stephanie também me agradão :D

  2. Anônimo says:

    Tim Drake é meu favorito. Acho que foi o mais independente também (encarou Jean Paul/Azrael sozinho e quase morreu, tinha o próprio carro, nerd/geek/hacker). Mas Stephanie também foi legal.

Deixe um Comentario.

Parceiros

Parceiros

Divulgue

Escolha uma das imagens e seja nosso parceiro!

Tweets