Livro VS Filme: As Crônicas de Spiderwick


           Para começar, tenho que avisar que essa sessão é um tipo de "resenha" onde eu irei resenhar os livros e o filme e apontar as principais diferenças entre eles. Muitos leitores ficam em êxtase quando descobrem que seus livros favoritos irão para as telonas, mas a mágica acaba quando você vê a sua obra totalmente modificada. Já aconteceu inúmeras vezes comigo, mas a mais revoltante foi com "As Crônicas de Spiderwick" (recentemente, porque não podemos esquecer Percy Jackson...). Tenho que confessar que vi primeiro o filme e depois soube que tinha livros, então, decidir ler. Existem muitas diferenças entre os dois, eu sei que é difícil transformar 5 livros em um filme, mas não precisava mudar praticamente tudo né?!

Livros de "As Cronicas de Spiderwick"
           Primeiramente: os livros. Escrito por Holly Black e Tony DiTerlizzi os cinco livros da série, O Guia de Campo, A Pedra da Visão, O Segredo de Lucinda, A Árvore de Ferro e  A Ira de Mulgarath, compõem "As Cronicas de Spiderwick". Uma historia divertida, animada, e cheia de mistérios que nos conta as aventuras dos irmãos Grace. Jared, Simon seu irmão gêmeo e Mallory, a irmã mais velha, acabaram de se mudar com a mãe para a antiga casa da Tia-Avó deles. O que no início parecia apenas mais uma cidade nova onde os garotos teriam que se adaptar e se mostrou uma grande aventura. Após descobrir um Guia de Campo, escrito por seu tataravó Arthur Spidewick, Jared se encontra numa grande bagunça envolvendo vários seres fantásticos. O Guia de Campo junta todas as informações sobre as criaturas magicas, entre elas o vilão Mulgarath, que pretende roubar o livro e acabar com as criaturas e comandar o mundo. Juntos, os irmãos terão que enfrentar desde globins até Elfos em busca de ajuda para deter o vilão. A historia é realmente boa, os livros são pequenos, entre 100 e 120 páginas, o que da pra ler rapidamente, fora a escrita que é bem divertida

Capa do filme
           Como já faz um tempo que eu  vi o filme, não lembrava muito dos acontecimentos, quando acabei os livros peguei meu DVD e fui rapidamente ver o filme e conferir a adaptação. Eis que eu "quebro a cara". Praticamente todos os 3 últimos livros são eliminados da adaptação. No filme temos como introdução o tio-avô (no livro tataravô) das crianças, Arthur Spiderwick, escrevendo o livro e o lacrando. Depois somos apresentados a família Grace. Os irmãos, interpretados por Freddie Highmore (que por sinal possui a melhor interpretação do filme), a irmã mais velha Mallory (Sarah Bolger) e a mãe (Mary-Louise Parker). Depois de alguns dilemas familiares, Jared encontra o Guia de Campo e desobedece o aviso de "Não Leia" e ler. É aqui que começa as aventuras, Jared descobre que as criaturas existem e começa a vê-las. Depois de ataques dos Globins eles resolvem pedir ajuda a tia que está em uma "hospício". Lá ela conta tudo que sabe e diz pra eles que eles precisam encontrar o pai dela. Até aqui ok, está lindamente igual ao livro, mas depois desanda tudo. Os livros 3,4 e 5 são totalmente ignorados pelos roteirista, que inventam uma história livremente baseada na historia original. O que mais me revolta é que os livros são TOTALMENTE, não parcialmente, totalmente ignorados, eles deixam detalhes muito importantes e cenas muito bonitas de fora da tela.

Irmãos Grace

Resumindo: Os livros são divertidos, bem escritos, possuem ilustrações belíssimas e a história é fantástica  Aconselho muito você procurar os livros e lê-los, tenho certeza que irá gostar. Já o filme, também é bom, muito bom, os personagens, as atuações, dá pra passar a tarde.

 Nota: Livros 4,5




Nota: Filme 3,0


           Relevando alguns muitos detalhes até que o filme é bom. Principalmente pra mim que conheci a historia através deles. Quando você terminar (tanto os livros, quanto o filme) vai ficar com um desejo enorme de explorar a floresta mais próxima e descobrir os segredos dos seres fantásticos. Não foi só dessa vez que isso aconteceu comigo, e tenho certeza que já aconteceu com vocês. Qual foi a maior decepção em termos de adaptação que você já sofreu? Deixem sugestões para o próximo post :D

Pablo Petterson

Comente com o Facebook:

10 Comentários

  1. Anônimo says:

    Ainda não li os livros mas gostei do filme. Só não percebo porque é que fizeram o filme tão curto (97 minutos), quando podiam ter feito um com 150 que nem seria muito longo comparado com outros filmes e poderiam contar muitos outros pormenores, não é a primeira vez que se faz isto!

  2. Concordo com você Anônimo, o filme é tão pequeno, levando em conta ser baseado em 5 livros, eles poderiam ter prologando o tempo do filme e abranger mais detalhes que foram totalmente deixados de fora. Talvez o fator "filme para criança" tenha complicado da hora de deixar o filme mais longo.
    Mas apesar de tudo o filme é muito legal!

    Obrigado por comentar.
    Abraços :D

  3. Unknown says:

    Já vi o Filme, mas não li os livros. Queria ter primeiro lido, afinal ler é bem mais divertido.

  4. Unknown says:

    Os livros são realmente pequenos ou eu comprei a versão de bolso? rs

  5. Hahahah são pequenos mesmo, você comprou certo ;D

  6. Unknown says:

    eu vi o filme a algum tempo, ainda não li os livros mas estou louca para ler parece bem legal! estamos seguindo seu blog :)
    estantedetudo.blogspot.com

  7. Ah, os livros são ótimos :D Aconselho a ler!
    Obrigado por comentar, estamos seguindo seu blog também ;D

  8. Anônimo says:

    Eu gostei dos dois filmes (Percy Jackson e Spiderwike), mas poderiam fazer mais parecido. Ia ser bem legal ser igual ao livro, mas não dá tudo, um pouco pelo menos. Eu ainda acho os filmes legais mesmo não sendo iguais, ou bastante, parecidos com o livro. Um dia a gente poderia dirigir um filme de um livro e fazer igual rsrsrsr. Filme é bem diferente de livro.

  9. Concordo Anônimo, os filmes são bons, só pecam em tentar adaptar os livros. Se você ver como apenas um filme e não uma adaptação é muito legal! Mas os livros sempre são mais legal hahah X)

  10. Òtimo comentário! Também acho que ela ignora ás partes mais divertidas e bonitas quando acontece nos livros. Isso não é diferente do Harry Potter. Gosto dos filmes mais o livro valeu muito mais á pena >.<.

Deixe um Comentario.

Parceiros

Parceiros

Divulgue

Escolha uma das imagens e seja nosso parceiro!

Tweets