Resenha #2: Série ''Como Treinar o Seu Dragão''



Quem disse que os dragões não existiram? Você não sabe, você não esteve na idade das trevas. As memórias de Soluço Spantosicus Strondus III, traduzidas do antigo norueguês por Cressida Cowell, provam que os dragões sempre existiram, eles apenas nos abandonaram quando deixaram de ser necessários aos seus mestres vikings. Alguns hibernam (o sono dos dragões pode durar centenas de anos). Eles eram grandes como montanhas, furiosos como leões, dóceis como esquilos ou pequenos como insetos.
Cressida Cowell criou uma história infantil gostosa e inexplicavelmente crível. Com detalhadas raças de dragões, detalhados ciclos e detalhados cuidados ao lidar com essas criaturas. Tudo adornado de uma boa dose de humor, como não haveria de ser diferente em um livro infantil, e ilustrações tão hilárias quanto os seus nomes são ridículos.
Soluço Spantosicos Strondus III narra a sua infância, quando era o Herdeiro dos Hoolingans Cabeludos e um garoto tão típico que até o seu rosto era difícil de ser lembrado, por ser muito, muito comum. Ele era um garoto pequeno, magro, com o rosto sardento e ruivo. A única coisa extraordinária em Soluço era o seu cabelo, aquele sim tinha um quê heroico, todo espetado para cima. Na verdade, Soluço tinha outra coisa extraordinária: ele era um péssimo viking, o que para o herdeiro de uma tribo é verdadeiramente preocupante. Ah, e Soluço sabe falar dragonês, a língua dos dragões! Infelizmente os Hooligans foram proibidos de falar dragonês pelo pai de Soluço, Stoico O Imenso, o que causa problemas para o jovem herói.
Os melhores amigos de Soluço são Perna-de-peixe, um viking Hooligan asmático e estrábico, que consegue ser ainda pior do que Soluço em tudo. E Camicazi, a Herdeira das Ladras do Pântano, uma garota pequenina, insana, excelente espadachim e hábil na arte do furto. Camicazi provavelmente inspirou a criação da personagem Astrid na adaptação cinematográfica da série.

O quarteto no livro... (é, a lagartixa verde é o Banguela)
...virou um trio no filme (é, o dragão preto ENORME é o Banguela)
Todos os vikings do Arquipélago treinam dragões de caça. Aos onze anos, Soluço captura o seu dragão, Banguela, que o acompanha em suas aventuras. Orgulhoso, teimoso e egoísta, como todos os dragões são, Banguela tem duas características extraordinárias: 1- ele não tem NENHUM dente na boca. 2- ele é EXTRAORDINARIAMENTE PEQUENO, o menor dragão de caça já visto em qualquer lugar do Arquipélago.
O filme foi livremente baseado nos livros, até mesmo Soluço aparece muito diferente ali, e Banguela então, nem se fala. Mas são ambos divertidos, engraçados e altamente recomendados, afinal eu decidi comprar os livros depois de ver e adorar o filme. As memórias de Soluço lhe ensinam que você não precisa ser grande e forte para ser um herói, que só você tem o poder de influenciar no seu destino, e que a violência falha nos caminhos em que a inteligência o salva. E Soluço era pequeno, gentil, fluente em vários idiomas e nada parecido com um viking, mas cresceu e se tornou o Maior e Último Herói do Arquipélago Barbárico. Acompanhamos o seu crescimento durante os até então 9 volumes da série, onde Soluço aprende a lutar com espadas, salva os Hoolingas da destruição iminente várias vezes e luta contra Alvin, O Traiçoeiro, seu arqui-inimigo Pária astuto e perigoso.
Os livros são curtos, rápidos de ler devido às ilustrações, mas suas aventuras são envolventes e Soluço e sua trupe sempre se vêm nas “maiores aventuras de sua vida até então”, onde apenas um plano altamente mirabolante surge na mente do astuto jovem herói para salvar a suas vidas. O arquipélago barbárico é um lugar cheio de perigos até para vikings adultos, imagine então para três crianças e um dragão minúsculo.
É interessante ver que Cressida Cowell também cresce com a série, pois as histórias vão ficando cada vez mais interessantes.
Confira as sinopses dos livros e minha nota para cada um deles:

Livro 1: Como Treinar O Seu Dragão – Nota 6
Começa a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Livro 2: Como Ser Um Pirata – Nota 7
Na sua primeira desastrosa aula em alto mar eles resgatam Alvin “o fazendeiro pobre e honesto” e ficam diante de um mapa para descobrir o tesouro do famoso pirata Barbadura, O terrível, o maior pirata a ter aterrorizado as ilhas internas. Os Hoolingas ficam animados com a aventura, mas Soluço tem certeza de que essa é uma péssima ideia. Ele finalmente conhece seu arqui-inimigo!
Livro 3: Como Falar Dragonês – Nota 7
Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado pelos Romanos idiotas, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Os romanos planejam dominar Arquipélago, mas ninguém acredita em Soluço. Ele e Perna-de-Peixe são feitos prisioneiros em sua tentativa de libertar Banguela, e lá conhecem Camicazi, a Ladra do Pântano. E Alvin, O Traiçoeiro está de volta!
Livro 4 – Como Quebrar A Maldição De Um Dragão – Nota 7
Perna-de-peixe foi picado por uma Vorpente Venenosa, e seu veneno é fatal. Será que Soluço vai encontrar o antídoto para a picada e ainda por cima derrotar o assustador Garra da Destruição? E ele conseguirá vencer o perigoso machado de Norberto, o Demente, para mais uma vez ser o herói da história? Vida de herói em treinamento não é fácil, Soluço faz um novo arqui-inimigo.
Livro 5: Como Mudar Uma História De Dragão – Nota 9 (um de meus favoritos da série)
Alguém roubou o Ovo de Fogo e agora o vulcão na Ilha do Vulcão está ativo e os tremores estão chocando os ovos dos dragões Exterminadores! Os milhões de dragões monstruosos são feitos para destruir e os vikings estão correndo assustados, mas não os Hoolingans! Conseguirá Soluço devolver o Ovo de Fogo ao Vulcão, parar a erupção E salvar a Ilha de Berk de ser varrida do mapa pelas terríveis espada-garras dos Exterminadores? E será que Alvin, O Traiçoeiro nunca vai deixar nosso herói em paz?
Livro 6: Guia Do Herói Para Vencer Dragões Mortais – Nota 4 (chaaato)
Nessa nova aventura da série, Soluço está prestes há completar doze anos, mas as comemorações do seu aniversário, é claro, não serão muito tranquilas: nosso herói se perde no labirinto do bibliotecário Cabelo Assustado e, à espreita, estão os perigosos Dragões-brocas e o terrível Insensato, o Assassino, prontos para atacar.
Livro 7: Como Navegar Em Uma Tempestade De Dragão – Nota 7 
Soluço e seus amigos são sequestrados por Noberto, o Demente, e terá exatos três meses, cinco dias e seis horas para descobrir a América, encontrar o caminho de volta a Berk, salvar o pai, libertar os Peregrinos da escravidão, derrotar as Serpentes-polares e ainda vencer a Competição Amistosa de Nado Intertribal.
Livro 8: Como Treinar o Seu Viking (Edição especial) – Nota 7
Banguela conta uma história da época em que Soluço era apenas um menino – e parecia bastante improvável que, no fim das contas, ele se tornasse o grande Chefe dos Hooligans Cabeludos. Era para ser apenas um simples treinamento de caça no escuro, mas é claro que algo ia dar errado.
Livro 9: Como Partir o Coração De Um Dragão – Nota 9 (meu favorito da série)
Soluço deve lutar contra Berserks, completar a tarefa impossível, encontrar Camicazi que desapareceu em uma tempestade terrível e salvar Perna-de-peixe de ser alimento para Bestas! E tudo isso ao mesmo tempo sendo caçado por um velho inimigo que guarda um segredo obscuro sobre o Trono Perdido. O que o herói irá fazer?

           O décimo livro da série se chama “Como Roubar a Espada De Um Dragão”, já foi lançado lá fora e virá para cá pela editora Intrínseca, mas ainda não tem data (/sad).

Renata Nolasco

Comente com o Facebook:

2 Comentários

  1. adoro esse filme ea coisa que mais me dx louco

Deixe um Comentario.

Parceiros

Parceiros

Divulgue

Escolha uma das imagens e seja nosso parceiro!

Tweets